PUBLICIDADE

Pesquisadores descobrem documento matemático mais antigo da China

7 jan 2014 - 11h14
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de especialistas anunciou nesta terça-feira o descobrimento do documento matemático mais antigo já encontrado no país, com mais de 2.200 anos de antiguidade, informou a agência oficial "Xinhua".

Trata-se de inscrições em tabuletas de bambu, da época dos Reinos Combatentes (475-221 a.C), nas quais se explicam métodos de multiplicação de números menores a 100 e também frações, destacou o historiador Li Xueqin, especialista em documentos antigos da Universidade de Tsinghua, em Pequim.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/questoes-matematicas/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/questoes-matematicas/">7 questões que desafiam a matemática</a>

O documento é o único que foi encontrado sobre ciências exatas antes da primeira dinastia histórica chinesa, a Qin (221-206 AC), explicou por sua vez o diretor da Sociedade Chinesa para a História Matemática, Guo Shuchun.

O saber ensinado nas tabuletas "é muito avançado para seu tempo, e é uma grande descoberta para a história matemática chinesa e mundial", acrescentou Guo.

O documento foi descoberto em uma coleção de 2.500 tábuas de bambu (suporte de escritura muito comum na China antes da invenção do papel, pela mesma civilização) que a Universidade de Tsinghua adquiriu em julho de 2008, depois que esses documentos foram retirados ilegalmente do país.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-cientificas/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-cientificas/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade