Gene herdado da mãe é responsável pela calvície

23 mai 2005 - 11h17

Cientistas alemães concluíram que a calvície é explicada majoritamente por gene transmitido pelas mães. O grupo estudou famílias em que vários homens são afetados pelo problema.

Há muito tempo suspeita-se que os fatores hereditários são determinantes na calvície, mas até agora os cientistas não sabiam precisamente que genes estavam envolvidos no processo hereditário.

Ao pesquisarem a amostra sangüínea de homens que sofrem de calvície, os cientistas encontraram freqüentemente um gene no cromossomo X associado com a calvície. Como os homens herdam o cromossomo X de sua mãe, quando ele apresenta calvície é mais provável que isso seja uma herança do avô materno.

"Um variante deste gene foi encontrado com mais feqüência entre os homens que apresentam calvície prematura do que os que ainda mantém a maior parte dos cabelos após os 60 anos", explicou o professor Markus Nothen, da Universidade de Bonn, que liderou o estudo.

O gene afeta o receptor andrógeno, uma proteína que ajuda a ativar os hormônios masculinos. Algumas mudanças no gene podem resultar na calvície masculina padrão, marcada por recuo da linha do cabelo e diminuição do volume na nuca.

Entretanto, o professor Markus Nothen alerta que a calvície não pode ser explicada somente a partir deste gene. "Nós temos indicações que outros genes estão envolvidos no processo, independente do sexo dos pais que os transmitiram", afirma.

Fonte: Redação Terra