1 evento ao vivo

Estudo: pássaros conseguem ver cores invisíveis ao ser humano

24 ago 2010
16h13

Pássaros enxergam o mundo mais colorido do que os seres humanos, principalmente quando se trata de seus ovos, diz estudo de equipe da Universidade de Birmingham, Inglaterra, segundo informações do site LiveScience.

Estudo do fóssil do Andalgalornis indica que animal usava bico como um machado
Estudo do fóssil do Andalgalornis indica que animal usava bico como um machado
Foto: Divulgação

Diferente dos seres humanos, que possuem três, os pássaros possuem quatro receptores de cores nos olhos, o que facilita a distinção das cores, além de conseguirem enxergar luzes ultravioletas. A possibilidade de enxergar os ovos de maneira diferente facilita na identificação de quais são seus e quais são os de outras espécies.

Foram utilizados no estudo amostras pertencentes ao Museu Nacional de História da cidade de Tring, Reino Unido. Mais de 2 mil ovos de 251 espécies de pássaros foram examinados. A maior parte da variação de cor está dentro da percepção de seres humanos, porém na menor parte é que se encontra a variabilidade de cor na luz ultravioleta que o homem não enxerga, e que faz os pássaros poderem separar seus ovos.

Os pesquisadores acreditam que os pássaros também utilizam essa variação de cor para defender seus ovos de predadores. Além disso, a cor pode ser um reforço na proteção ao sol para o pássaro que nascerá ou até para fortalecer a casca e a resistência.

Fonte: Redação Terra
publicidade