PUBLICIDADE

Estátua de nazistas foi esculpida em meteorito de 15 mil anos

26 set 2012 - 15h45
(atualizado às 16h30)
Compartilhar

Uma estátua budista levada do Tibet para a Alemanha em 1938 por uma equipe enviada por nazistas para buscar "as raízes da raça ariana" foi esculpida há mil anos em um pedaço de meteorito, revelaram os cientistas encarregados de sua análise.

Estátua teria um estilo híbrido entre as culturas budista e Bon
Estátua teria um estilo híbrido entre as culturas budista e Bon
Foto: AFP

A estátua batizada de "O homem de ferro" pesa mais de 10 kg e mede 24 cm de altura. Acredita-se que representa o deus Vaisravana, uma importante figura do budismo. Em 1938, uma expedição de cientistas alemães enviadas pelo governo nazista para descobrir a origem da chamada "raça ariana" descobriu esta estátua, que tem uma cruz suástica no ventre, e a levou para a Alemanha.

Uma equipe do Instituto de Estudos dos Planetas da Universidade de Stuttgart, dirigida por Elmar Buchner, analisou a estátua e descobriu que foi esculpida em um bloco proveniente de uma ataxita, um tipo pouco comum de meteorito ferroso, segundo estudo publicado na revista Meteoritics and Planetary Science. Esse meteorito teria caído na fronteira entre Mongólia e a Sibéria há cerca de 15 mil anos anos.

Não se pôde datar com exatidão a escultura, mas seu estilo leva a pensar que teria vínculos com a cultura Bon, anterior ao budismo, no século XI.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade