PUBLICIDADE

Desenhos animados são mais violentos que filmes, diz estudo

A morte de um personagem importante ocorre em dois terços dos desenhos animados para crianças, enquanto é registrada na metade dos filmes destinados a um público mais velho

17 dez 2014 - 08h24
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Desenhos animados para crianças mostram, de fato, assassinatos e desordens", segundo os pesquisadores Ian Colman e James Kirkbride</p>
Desenhos animados para crianças mostram, de fato, assassinatos e desordens", segundo os pesquisadores Ian Colman e James Kirkbride
Foto: Youtube / Reprodução

Os desenhos animados para crianças são mais violentos que os filmes para adultos, e nos primeiros seus protagonistas correm quase três vezes mais risco de morte, segundo um estudo.

Nos desenhos animados, os personagens principais têm 2,5 vezes mais chances de morrer que os dos filmes para adultos, e quase três vezes mais de serem mortos por um terceiro, detalha o estudo publicado pelo British Medical Journal.

A morte de um personagem importante ocorre em dois terços dos desenhos animados para crianças, enquanto é registrada na metade dos filmes destinados a um público mais velho.

"Ao invés de serem alternativas inofensivas e mais suaves que os filmes de terror e os dramas, os desenhos animados para crianças mostram, de fato, assassinatos e desordens", segundo os pesquisadores Ian Colman e James Kirkbride.

Eles analisaram, entre outros, desenhos animados de grande êxito, como "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937, e "Frozen - Uma Aventura Congelante", de 2013.

Também compararam as mortes de personagens principais com o conteúdo de outros filmes para adultos, igualmente grandes sucessos de bilheteria e dos mesmos anos, com exceção de filmes de ação ou aventura concebidos para crianças.

Os pesquisadores ressaltaram que os pais dos protagonistas tinham cinco vezes mais chances de morrer nos desenhos animados.

A lista de mortes tocantes é ampla: mortes por tiros de armas de fogo em "Bambi", "Pocahontas" e "Peter Pan", com arma branca em "A Pequena Sereia" e "A Bela Adormecida", ou por ataques de animais em "Procurando Nemo" e "Tarzan".

Os filmes em que carros e brinquedos são protagonistas não foram levados em consideração na pesquisa, já que não é possível determinar se o conceito de morte é aplicável a eles.

O estudo não determinou se o nível de violência aumentou nos desenhos animados desde a estreia de "Branca de Neve", em 1937, história na qual a rainha má, convertida em bruxa, morre ao cair de um precipício depois de ter sido perseguida por anões furiosos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade