PUBLICIDADE

Cientistas estudam caixão 'misterioso' enterrado junto ao rei Ricardo III

O caixão de pedra foi encontrado próximo ao esqueleto do rei inglês. Os pesquisadores tentam descobrir quem foi enterrado no local

25 jul 2013 - 10h22
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários
O caixão de pedra foi encontrado no mesmo local onde cientistas descobriram a ossada do rei Ricardo III
O caixão de pedra foi encontrado no mesmo local onde cientistas descobriram a ossada do rei Ricardo III
Foto: Universidad de Leicester / Divulgação

Cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra, que descobriram a ossada do rei Ricardo III, tentam agora decifrar a origem de um misterioso caixão encontrado nas proximidades do corpo do monarca. O caixão de pedra em bom estado de conservação foi desenterrado na mesma época da exumação do corpo do rei, em setembro de 2012, mas a análise da estrutura só está sendo feita agora porque o estudo do monarca era prioridade.

Os pesquisadores acreditam que o caixão de mais de 600 anos deve abrigar o corpo de um cavaleiro medieval chamado Sir Willian Moton, que se acredita ter sido enterrado no local em 1362. Outra hipótese é que pertença a um franciscano do alto escalão da ordem religiosa na Inglaterra - Peter Swynsfeld, que morreu em 1272, ou William de Nottingham, que morreu em 1330.

O grupo que analisa o local já levantou a tampa de chumbo que fechava o caixão, mas ainda não encontrou nenhuma identificação. 

Os pesquisadores tentam descobrir quem foi enterrado no caixão de pedra
Os pesquisadores tentam descobrir quem foi enterrado no caixão de pedra
Foto: Universidad de Leicester / Divulgação

A descoberta do esqueleto do rei Ricardo III foi uma das maiores conquistas arqueológicas dos últimos anos. O monarca, que governou a Inglaterra entre 1483 e 1485, foi imortalizado nas obras de Shakespeare. Logo após a morte de seu irmão, Ricardo foi nomeado como tutor de seu sobrinho, Eduardo V. Mas, em vez disso, assumiu o poder. Ele ficou apenas dois anos no trono, e foi morto aos 32 anos, após ser desafiado pelas forças de Henrique Tudor, o futuro rei Henrique VII.

Segundo especialistas, Ricardo III teria sido enterrado às pressas em uma igreja no centro de Leicester que foi demolida no século 16. A localização da cova teria sido esquecida nos séculos seguintes até que um grupo de historiadores e cientistas conseguiu rastreá-la.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade