PUBLICIDADE

Cientistas criam pele artificial inteligente para próteses

Essa pele seria tão elástica e quente quanto uma pele natural

11 dez 2014 - 12h16
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de cientistas trabalha na criação de uma "pele artificial inteligente" que seria capaz de ser aplicada sobre membros artificiais e, a partir de sensores, proporcionar sensações como calor, frio e umidade ao ser humano. As informações são do blog IFL Science.

Foto: IFL Science / Reprodução

Foto: Reprodução/ IFL Science

Segundo a publicação, essa pele seria tão elástica e quente quanto uma pele natural. A sua aplicação funcionaria em conjunto com membros artificiais criados em impressoras 3D. Neles, pequenos sensores estariam ligados ao cérebro humano, funcionando como uma porta de entrada para o tato.

O problema da criação é que ela seria mais sensível que a pele humana e, por isso mesmo, seu tato não funcionaria tão bem como um aviso de perigo ao usuário, para avisar se algo é quente demais, por exemplo. Portanto, os cientistas trabalham no aperfeiçoamento do dispositivo.

A pele artificial deve ser produzida a partir de um material chamado polidimetilsiloxano (PDMS), de silicone elástico, transparente, que é projetado para revestir próteses.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade