PUBLICIDADE

Pesquisa espacial para desenvolver carros autônomos

21 nov 2017 - 06h41
(atualizado às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Expectativa é que tecnologia da Nasa coloque veículos sem motorista o quanto antes para trafegar nas ruas. Confira esse e os outros assuntos do Futurando.Muitas são as pesquisas em torno dos carros autônomos. O que ainda não se sabe direito é como integrar esses modelos que trafegam sem motorista ao trânsito normal. Como eles reagiriam, por exemplo, a obras no caminho? Neste Futurando você vai ver o projeto de uma montadora que aposta numa tecnologia da Nasa para resolver esse problema.

Mas controlar tecnologia espacial não é fácil. Conversamos com um dos diretores da Agência Espacial Europeia (ESA) para saber como é a rotina dele. Ele coordena o lançamento de foguetes ao espaço. Sem horários fixos, Daniel Neuenschwander sempre leva serviço para casa.

Uma vez que o foguete é lançado ao espaço, as partes desnecessárias são simplesmente dispensadas. Viram lixo. A ideia de fabricar um foguete reutilizável existe há anos. Praticar a reciclagem até na corrida espacial continua sendo um sonho, como você vai ver no programa.

Vamos mostrar ainda que a concentração de gases nocivos a nossa saúde dentro do carro é maior que do lado de fora, ou seja, na estrada. Um time de pesquisadores na Alemanha reforçou essa tese, que muitos outros estudos já vinham apresentando.

De Cingapura vem uma tecnologia que poderia amenizar a poluição nas grandes cidades. Cientistas estão percebendo que cobrir edifícios com fachadas verdes funciona para não deixar o entorno dos prédios tão quente. Certos tipos de vegetação também absorvem as partículas de poeira do ar. Os detalhes estão no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade