PUBLICIDADE

Pesquisa diz que 6 de cada 10 americanos se opõem à saída do Acordo de Paris

5 jun 2017 - 19h17
Compartilhar
Exibir comentários

Seis de cada dez americanos se opõem à saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris, uma decisão tomada pelo presidente Donald Trump na última semana, de acordo com uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo jornal "Washington Post" em parceria com a emissora "ABC News".

As entrevistas foram feitas por telefone com 527 adultos entre a última sexta-feira e ontem. Segundo a pesquisa, 59% responderam de forma negativa à pergunta se aprovavam a decisão de Trump de retirar o país do histórico acordo mundial para conter o aquecimento global.

Trump justificou a saída ao afirmar que o acordo coloca a economia e os trabalhadores americanos em "permanente desvantagem", em linha com a filosofia do "American First" da campanha.

Com a decisão, os EUA deixaram de cumprir todos os compromissos firmados em Paris, que incluem a meta proposta pelo ex-presidente Barack Obama de reduzir até 2025 as emissões de gases de efeito estufa entre 26% e 28% em relação aos níveis de 2005.

Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados se opuseram de forma contundente à decisão de Trump e outras 17% mostraram alguma oposição à saída do pacto. Outros 16% apoiaram do presidente por cumprir sua promessa eleitoral de retirar os EUA do Acordo de Paris.

Em uma pesquisa similar realizada em 15 de janeiro deste ano, 56% dos americanos defendiam a saída do acordo. Por outro lado, 31% achavam que Trump deveria retirar os EUA do pacto.

Além disso, quase metade dos entrevistados afirmou que essa decisão provocará perda de emprego no país. Quatro em cada dez americanos, porém, acreditam que a medida gerará postos de trabalho.

Em paralelo, 51% das pessoas consultadas acham que a iniciativa de Trump prejudicará os esforços internacionais para lutar contra a mudança climática e outros 55% que prejudicará a liderança mundial dos EUA.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade