PUBLICIDADE

Os benefícios da pimenta para a saúde

18 nov 2015 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

Especialistas dizem que ela pode melhorar a circulação e até ajudar a emagrecer. Mas o consumo deve seguir alguns cuidados.

A comida apimentada pode trazer vários benefícios: além de estimular a digestão, ela funciona como anti-inflamatório e reduz a pressão sanguínea. Segundo a nutróloga Daniela Kielkowski, „a comida picante faz feliz porque enquanto responde a esses estímulos o cérebro libera endorfina.” Mas o consumo deve levar em conta as condições físicas de cada indivíduo. Veja no Futurando quem deve evitar esse tipo de alimento.

Imagine encontrar um urso em plena cidade durante a noite. Isso está cada vez mais comum em algumas cidades na Romênia. Esses animais invadem as zonas urbanas à procura de comida no lixo. Cientistas e ativistas testam formas de evitar conflitos entre os moradores e os ursos. Nossa equipe mostra como esses bichos são reintegrados à natureza.

O Futurando foi até o Mar Báltico para cobrir o chamado "fenômeno do século". Correntes marinhas vindas do Mar do Norte estão aumentando os níveis de oxigênio no Mar Báltico. Com isso, os cientistas preveem que cianobactérias vão morrer e peixes voltarão a habitar as zonas mais profundas. “Lá, o oxigênio iria eliminar os poluentes e criar melhores condições para todas as formas de vida. No momento, as condições são tão ruins que apenas bactérias sobrevivem”, explica o geólogo Michael Naumann.

E a ciência também ajuda a solucionar crimes. O Futurando mostra as novas técnicas usadas por especialistas durante a reconstituição de um homicídio. Câmeras especiais são capazes de produzir modelos 3D do local de assassinatos. “Agora temos a possibilidade de criar uma imagem perfeita da cena do crime. Assim é possível encontrar até as pistas mais discretas, que antigamente não eram percebidas”, conta Alexandra Hermann-Tamm da equipe de investigação de homicídios em Wiesbaden, na Alemanha. Não deixe de conhecer essa e outras técnicas usadas pelos policiais.

Cientistas também investigam outros tipos de agentes perigosos: vírus e bactérias multirresistentes. O uso de medicamentos convencionais não surte efeito e muitos desses germes são desconhecidos. Para reconhecer os agentes patogênicos e buscar métodos de tratamento, especialistas estão recorrendo aos testes de DNA. Equipamentos modernos conseguem descriptografar vírus e bactérias com extrema rapidez. Isso significa um grande avanço na medicina e em diversas pesquisas na área da saúde.

Tudo isso você só vê no Futurando!

O programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura aos domingos às 6h30, com reprise às segundas-feiras e às sextas-feiras; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40.

O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade