PUBLICIDADE

ONU diz que saída dos EUA do Acordo de Paris é "grande decepção"

1 jun 2017 - 19h02
Compartilhar
Exibir comentários

A ONU classificou nesta quinta-feira como uma "grande decepção" a decisão dos Estados Unidos de deixar o Acordo de Paris sobre a mudança climática.

"É fundamental que os EUA sigam sendo um líderes em temas de meio ambiente", afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em nota divulgada por seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Para Guterres, a decisão anunciada hoje pelo presidente dos EUA, Donald Trump, representa uma "grande decepção para os esforços mundiais com o objetivo de reduzir as emissões de gases que geram o efeito estufa e promover a segurança global".

Trump afirmou hoje que o Acordo de Paris é um "exemplo de tratado prejudicial" para os EUA. A participação dos americanos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima tinha sido assinada pelo antecessor do republicano, Barack Obama.

Guterres, que está na Rússia para visita oficial, disse por meio de seu porta-voz que o acordo foi aprovado levando em consideração o "enorme dano que a mudança climática já está causando e as grandes oportunidades oferecidas pelas ações de meio ambiente".

"Oferece um marco significativo e flexível para a ação de todos os países", acrescentou Guterres no comunicado divulgado por seu porta-voz após o anúncio de Trump.

O secretário-geral da ONU disse confiar que as cidades, os estados e as empresas dos EUA, junto com outros países, continuem demonstrando sua visão e sua liderança para proteger o meio ambiente.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade