PUBLICIDADE

Nutricionista explica o que é beta-alanina e para o que ela serve

Com eficácia cientificamente comprovada na melhora do desempenho, a beta-alanina vem sendo mais procurada por esportistas

27 jun 2022 - 15h24
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Beta alanina
Beta alanina
Foto: Shutterstock / Sport Life

A beta-alanina, aminoácido de efeito ergogênico, chama a atenção de atletas, desportistas e profissionais do setor de suplementos alimentares, direcionando o segmento para a inovação e um crescimento promissor.

Indicada para os indivíduos que necessitam tanto diminuir a fadiga durante o exercício físico, como na recuperação pós-treino, seu consumo está em crescimento nos mercados brasileiro e internacional. Desta maneira, a beta-alanina passou a ser considerada a nova aposta para os fabricantes e empreendedores.

De acordo com a nutricionista da Brasnutri Thaís Neri, existe um maior aumento da recomendação dos profissionais e também da procura dos pacientes pelo aminoácido. "A beta-alanina desempenha diversos papéis fisiológicos durante o exercício. Tem atraído grande interesse nos últimos anos por parte dos nutricionistas, principalmente por ser um dos poucos suplementos com eficácia cientificamente comprovada na melhora da performance esportiva. Há ainda um aumento da procura do suplemento por parte dos atletas e praticantes de atividade física, a fim de melhorar o desempenho", diz.

Thaís explica os benefícios desta suplementação para o organismo, com o objetivo principal de promover o aumento nas contrações de carnosina muscular. "Essa carnosina, vai atuar no organismo como tamponante intracelular, ou seja, vai evitar o acúmulo de íons de hidrogênio (H+) no músculo, e retardar a fadiga muscular. Estudos recentes também sugerem que níveis elevados de carnosina podem melhorar o desempenho cognitivo e aumentar a resiliência ao estresse", completa.

Sobre o tipo de exercício praticado, estudos científicos mostram melhoras no desempenho (de 3% a 10%) em exercícios de alta intensidade e curta duração (30 seg. a 10 min.). "Corridas de 400, 800 e 1500 metros, provas de natação de 100, 200 e 400 metros e o Crossfit, seriam bons exemplos de atividades que poderiam se beneficiar da beta-alanina", declara.

Por fim, vale reforçar que para o uso de suplementos alimentares é importante a orientação de um profissional habilitado, pois o tipo de suplemento e a quantidade recomendada varia de acordo com cada indivíduo.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade