PUBLICIDADE

Nobel de Medicina era 'esperado havia anos', diz pesquisador

O italiano Sergio Abrignani trabalhou com um dos vencedores

5 out 2020 - 09h26
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O Nobel de Medicina para pesquisadores que descobriram o vírus da hepatite C, anunciado nesta segunda-feira (5), era "esperado havia anos", disse o professor de patologia geral da Universidade Estatal de Milão, Sergio Abrignani.

Vencedores do Nobel de Medicina em 2020
Vencedores do Nobel de Medicina em 2020
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Os americanos Harvey J. Alter e Charles M. Rice e o britânico Michael Houghton foram laureados por suas contribuições na luta contra uma doença que causa cirrose e câncer de fígado em milhões de pessoas todos os anos.

"Foi uma descoberta imensa para a saúde humana, mudou a vida de milhões de pessoas. O Nobel era esperado havia anos", declarou Abrignani, que já trabalhou com Houghton, premiado por ter isolado e sequenciado o genoma do vírus da hepatite C, nos anos 1980.

Já Alter foi laureado por ter descoberto um novo tipo de hepatite viral transmitida pelo sangue, na década de 1970, antes do trabalho de Houghton, enquanto Rice liderou as pesquisas que determinaram que o patógeno era capaz de se replicar e causar a doença sozinho.

"Eles estiveram várias vezes entre os finalistas", acrescentou o italiano, que descobriu o receptor do vírus da hepatite C, ou seja, sua porta de entrada nas células humanas.

"A descoberta do vírus da hepatite C é um marco na batalha contra doenças virais. Graças à sua descoberta, testes sanguíneos de alta sensibilidade estão agora disponíveis e praticamente eliminaram hepatites pós-transfusão em muitas partes do mundo", justificou o comitê do Nobel.  

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade