PUBLICIDADE

Nave Soyuz 'Gagarin' chega à Estação Espacial Internacional

6 abr 2011 - 21h00
(atualizado às 21h46)
Compartilhar

A nave tripulada Soyuz TMA-21, que leva o nome de "Gagarin" em homenagem ao primeiro homem que viajou ao espaço, se acoplou nesta quarta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

A Soyuz TMA-21 se encaixou no módulo Poisk do segmento russo da ISS às 20h de Brasília, nove minutos antes do previsto inicialmente pelo Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

O acoplamento da nave, tripulada pelos russos Aleksandr Samokutiáyev e Andrei Borisenko, e pelo americano Roland Garan, aconteceu manualmente, a mais de 350 km sobre a superfície terrestre.

Sua chegada à ISS, dois dias após ser lançada a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), ocorre menos de uma semana antes do aniversário de 50 anos do primeiro voo espacial da história, o de Yuri Gagarin.

A abertura das escotilha entre a nave e a plataforma orbital ocorrerá às 2h10 (GMT) de quinta-feira, quando for comprovado o hermetismo da montagem, confirmou a Nasa.

Os três tripulantes da "Gagarin" se unirão à missão permanente da ISS, integrada pelo russo Dmitri Kondrátiev, a americana Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli, que modificaram seus hábitos de sono para receber os visitantes.

Samokutiáyev se transformará no cosmonauta número 200 a entrar na ISS, por onde passaram pessoas de 15 países, segundo a agência Interfax.

Os dois cosmonautas russos, que não têm experiência no espaço, e o astronauta da Nasa, que conta com um voo orbital em seu currículo - a bordo da nave Discovery (2008) -, permanecerão na estação espacial por 164 dias e retornarão à Terra no dia 16 de setembro.

Com informações da agência EFE

O lançamento da nave foi realizado com sucesso da plataforma de Baikonur, no Cazaquistão
O lançamento da nave foi realizado com sucesso da plataforma de Baikonur, no Cazaquistão
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade