PUBLICIDADE

Nasa transmite ao vivo pouso de sonda que vai explorar Marte

Nave leva instrumentos para detectar calor e vibrações sísmicas nunca medidas fora da Terra

26 nov 2018 - 16h56
(atualizado às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A agência espacial americana Nasa transmite ao vivo nesta segunda-feira, 26, o pouso da sonda Insight na superfície de Marte. A nave, que leva instrumentos para detectar calor e vibrações sísmicas nunca medidas fora da Terra, foi construída para explorar as profundezas do planeta vermelho.

Depois de percorrer 548 milhões de quilômetros durante uma jornada de seis meses no espaço profundo, a sonda robótica InSight deve pousar na superfície poeirenta e pedregosa do planeta vermelho perto das 18 horas (horário de Brasília).

Sonda InSight, da Nasa, em ilustração Reuters/Nasa/JPL-Caltech/Divulgação via Reuters
Sonda InSight, da Nasa, em ilustração Reuters/Nasa/JPL-Caltech/Divulgação via Reuters
Foto: Reuters

Se tudo seguir o plano, a InSight atravessará o topo da fina atmosfera marciana a 19.310 km/h. Freada pelo atrito, o acionamento de um paraquedas gigante e retrofoguetes, a InSight descerá por 123 quilômetros de céus marcianos e chegará ao solo em 6,5 minutos, se movendo a meros 8 km/h quando pousar.

O sinal que indicará que a sonda InSight está intacta sobre a superfície de Marte demorará oito minutos para chegar ao centro de controle da missão, situado em Pasadena, na Califórnia. "Com Marte nada está nunca assegurado. Marte é difícil", resumiu no domingo Thomas Zurbuchen, chefe da seção científica da Nasa, que aprovou essa missão de quase 1 bilhão de dólares.

Outros lançamentos

Esta é primeira vez desde 2012 que um artefato tenta pousar sobre Marte, depois do veículo Curiosity da Nasa, o único atualmente ativo na superfície do planeta vermelho. Só os Estados Unidos conseguiram colocar artefatos no planeta. Mais da metade das 43 tentativas de levar a Marte robôs, satélites ou otros - executadas por agências espaciais de todo o mundo - falharam.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade