PUBLICIDADE

Nasa pretende lançar novo estudo sobre óvnis

Projeto está previsto para durar cerca de 9 meses

10 jun 2022 - 10h00
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Objetivo é obter mais informações sobre esses aparecimentos
Objetivo é obter mais informações sobre esses aparecimentos
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A Nasa anunciou na última quinta-feira (9) que pretende formar um grupo de especialistas para examinar as origens de "fenômenos aéreos não identificados" (UAPs, na sigla em inglês).

O projeto está previsto para começar no próximo semestre e deverá durar por volta de nove meses. De acordo com a agência espacial norte-americana, os cientistas vão se concentrar na identificação dos dados disponíveis, como obter mais registros no futuro e como utilizar as informações para avançar o entendimento sobre o assunto.

O astrofísico Daniel Evans, que foi o escolhido para liderar o grupo de cientistas, afirmou que a Nasa desembolsará não mais de US$ 100 mil no projeto. Os membros do estudo, no entanto, ainda não foram selecionados.

"Uma das coisas que esperamos fazer como parte deste estudo, simplesmente falando sobre isso abertamente, é ajudar a remover parte do estigma associado a ele, e isso resultará, obviamente, em maior acesso a dados, mais relatórios e mais avistamentos", destacou Evans.

A agência entende que estes "objetos voadores não identificados" (óvnis) são de interesse para a segurança dos Estados Unidos, já que o governo do país teme que esses aparecimentos possam ter sido provocados por rival militar, como Rússia e China.

O anúncio da Nasa acontece cerca de um ano depois de o governo norte-americano ter divulgado um aguardado relatório sobre óvnis que foram detectados nos céus por forças militares dos Estados Unidos nos últimos anos. O documento, contudo, não conseguiu trazer explicações sobre os eventos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade