PUBLICIDADE

Nasa lança sonda Lucy para estudar asteroides de Júpiter

Equipamento deve viajar alguns anos até chegar ao destino

17 out 2021 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa lançou com sucesso neste sábado (16) a sonda Lucy, que terá a missão de estudar os asteroides troianos de Júpiter. O foguete Atlas V partiu sem problemas da base de Cabo Canaveral, na Flórida, e iniciou sua viagem de vários anos até chegar ao primeiro destino.

    A sonda irá analisar oito asteroides: o primeiro está entre Marte e Júpiter e os demais estão na chamada "região de Troia".

    A meta é ter novas perspectivas sobre a formação do Sistema Solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

    "Lucy encarna a busca contínua que leva a Nasa a se expandir pelo cosmos pelo amor à exploração e à ciência, para compreender melhor o Universo e o lugar que ocupamos dentro dele", disse o chefe da Nasa, Bill Nelson.

    Concebida em 2014 e aprovada em 2017, a missão deve custar cerca de US$ 981 milhões. Antes de atingir seus objetivos, a sonda deve entrar em contato com a Terra por diversas vezes, sendo a primeira prevista para outubro de 2022, em uma passagem próxima a Marte.

    Em 2024, um novo impulso até o primeiro asteroide, chamado de Donald Johanson, o arqueólogo que encontrou os restos mortais de Lucy, considerado o fóssil que reescreveu a história humana, com 3,2 milhões de anos. A chegada próxima a ele deve ocorrer só em 2027 e, depois de quatro sobrevoos, a sonda continuará a viajar até 2033, quando deve chegar aos asteroides troianos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade