PUBLICIDADE

Nasa acha possível solução para falha do helicóptero Ingenuity

Primeiro voo do equipamento deverá acontecer na próxima semana

13 abr 2021 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (12) que a equipe do helicóptero Ingenuity identificou uma possível solução para o problema de "sequência de comando" do equipamento.

Ingenuity apresentou um problema de 'sequência de comando'
Ingenuity apresentou um problema de 'sequência de comando'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os profissionais responsáveis pelo Ingenuity realizaram diversos testes nos últimos dias e concluíram que "pequenas modificações e reinstalações do software de controle de voo" são os caminhos mais "robustos" a seguir.

"Esta atualização de software modificará o processo pelo qual os dois controladores de voo inicializam, permitindo que o hardware e o software façam a transição com segurança para o estado de voo. As modificações no software estão sendo revisadas e validadas de forma independente em bancos de teste no JPL", informou a Nasa.

A operação do primeiro voo experimental do Ingenuity em Marte, que estava previsto para ocorrer no domingo (11), dependerá da Nasa conseguir ainda validar e carregar o software nos controladores.

No comunicado, a Nasa revelou que o equipamento "continua saudável" na superfície de Marte. Além disso, a agência espacial confirmou que as "funções críticas" do pequeno helicóptero, como "energia e controle térmico", estão em condições "estáveis".

A realização do primeiro voo experimental do Ingenuity, que estava agendada para amanhã (14), deverá ocorrer somente na próxima semana.

"Nossa melhor estimativa de uma data para o voo é fluida agora, mas estamos trabalhando para atingir os objetivos e vamos definir uma data na próxima semana", declarou a agência. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade