PUBLICIDADE

Moderna cria vacina contra variante sul-africana

Empresa informou que imunizante já está pronto para testes

25 fev 2021 - 09h26
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A farmacêutica Moderna anunciou na noite desta quarta-feira (24) que sua vacina específica contra a variante sul-africana do coronavírus Sars-CoV-2 ficou pronta e está apta para testes clínicos em humanos. As doses, inclusive, já foram entregues para o Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Moderna entregou novas vacinas para testes contra a variante sul-africana
Moderna entregou novas vacinas para testes contra a variante sul-africana
Foto: EPA / Ansa

O diretor-executivo da empresa, Stéphane Bancel, disse "estar feliz" com a possibilidade de iniciar os estudos e ressaltou ainda que a produção da nova vacina foi feita de maneira "preventiva", já que as primeiras informações apontam que a atual tem eficácia também contra a cepa 501Y.V2.

"Desfrutando da flexibilidade da nossa plataforma de mRNA, nós estamos nos movimentando rapidamente para testar atualizações das vacinas que enfrentam as variantes emergentes do vírus", destacou ainda Bancel.

Segundo a explicação do diretor, serão estudadas duas estratégicas para o momento: a primeira é adicionar uma dose extra às duas já aplicadas para aumentar a capacidade de responder à nova cepa, sendo testados dois novos imunizantes: o mRNA -1273.351, um "booster" específico contra a variante sul-africana; e o mRNA -1273.211, uma vacina-candidata polivalente que atualiza o imunizante atual.

Já a segunda estratégia é analisar o uso ou da mRNA -1273.351 ou da mRNA-1273.211 como vacina primária para aqueles que ainda não tiveram contato com o vírus.

Além das informações sobre a vacina contra a variante, a Moderna anunciou que conseguiu aumenta sua capacidade de produção global. A previsão é produzir cerca de um bilhão de doses ainda neste ano e subir para 1,4 bilhão em 2022.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade