PUBLICIDADE

Ministra Izabella Teixeira recebe prêmio ambiental na ONU

18 set 2013 - 21h22
(atualizado em 19/9/2013 às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra brasileira de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu nesta quarta-feira, em Nova York, o prêmio da ONU "Campeões da Terra 2013" por sua liderança mundial em defesa da natureza. Izabella foi premiada pelos "esforços vitoriosos do Brasil para reverter o desmatamento na Amazônia", segundo a ONU.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) reconhece com este prêmio a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que tiveram atuação ambiental de destaque. O prêmio foi entregue durante a tarde no Museu de História Natural de Nova York, perto do Central Park, e apresentado pela modelo brasileira Gisele Bündchen.

O prêmio à ministra brasileira é um reconhecimento das realizações de seu país na luta pela preservação da floresta amazônica, que conseguiu reduzir o desmatamento para 4.571 km2 em 2012, o mais baixo em décadas, após o máximo alarmante de 27.772 km2 em 2004. No entanto, a distinção também vem em um momento delicado para este vasto ecossistema de quase 2 milhões de km2, com indicadores que apontam para um aumento do desmatamento no ano passado.

"Este é um prêmio que reconhece e nos impulsiona a fazer mais", disse Izabella, premiada na categoria "liderança política". "Este prêmio mostra que o Brasil tem condições de alcançar o desenvolvimento sustentável mais rápido do que qualquer outro país do mundo, não só por suas características ambientais, mas também pelas características de um povo pacífico e unido", acrescentou.

Entre os premiados também estão a ativista mexicana Martha Ruiz Corzo, o Google - por seu programa Google Earth - e o italiano Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/transporte-publico/" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/transporte-publico/">Transporte público no Brasil</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade