Macacos preferem Spotify à Netflix? Saiba sobre estudo

Pesquisadores desenvolveram uma zona interativa para que os primatas pudessem escolher entre acionar um vídeo ou um som

20 jun 2022 - 11h06

Por mais inusitado que pareça, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, juntamente com a Universidade de Aalto, na Finlândia, teve como foco descobrir se uma espécie de macacos preferiam ouvir a plataforma Spotify ou acessar o conteúdo audiovisual da Netflix.

Para isso, os pesquisadores de ambas instituições de ensino escolheram os primatas do zoológico Korkeasaari, em Helsinque na Finlândia para o estudo, como reportado no Olhar Digital.

Como um primeiro passo, os profissionais desenvolveram uma zona interativa no recinto dos macacos para que os primatas pudessem escolher entre acionar um vídeo ou um som - uma busca para saber se a espécie poderia preferir estímulos sonoros ou visuais.

Foto: Spotify / The Music Journal

O estudo compreendeu a distribuição de três áudios aos macacos que incluiu: sons musicais, barulho de chuva e barulho de trânsito. A escolha feita pelos primatas foi a ambientação sonora musical. Em vídeo, eles tiveram a opção de ver cenas embaixo da água, formas abstratas, além de minhocas ou cores. Imagens submersas na água foi a opção preferida deles.

O tempo total de monitoração dos primatas correspondeu a 32 dias - tempo necessário para que os pesquisadores pudessem ter uma compreensão melhor de como os estímulos a cognição poderiam resultar na saúde física e mental dos animais.

Realizando uma analogia às plataformas digitais em voga na indústria do entretenimento, eles poderiam escolher mais facilmente o Spotify do que a plataforma Netflix.

The Music Journal The Music Journal Brazil