PUBLICIDADE

Itália faz transplante de fígado mantido em máquina por 23h

Órgão ficou funcionando de maneira artificial em hospital

8 jun 2020 - 10h50
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Médicos do hospital Molinette, em Turim, na Itália, conseguiram transplantar com sucesso um fígado que foi mantido de forma artificial por mais de 23 horas.

Fígado foi mantido artificialmente por mais de 23 horas em hospital de Turim
Fígado foi mantido artificialmente por mais de 23 horas em hospital de Turim
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

O órgão pertencia a uma mulher que faleceu de um ataque cardíaco fulminante e ficou por cerca de cinco horas no corpo dela. Após o período, os médicos retiraram o órgão e o mantiveram por mais de 16 horas em um equipamento especial por meio da perfusão normotérmica e usando sangue humano para continuar funcionando.

Também os rins da mulher foram retirados e mantidos em funcionamento por pouco menos de 10 horas a temperaturas controladas.

Segundo a nota do Molinette, a pesquisa usou as "mais inovadoras técnicas de preservação" e está no âmbito de um programa de estudos que quer "fazer viver" órgãos fora do corpo humano para fins de transplante.

Após o período de controle, os três órgãos foram transplantados em três pessoas, em cirurgias consideradas um sucesso, sendo que os pacientes já receberam alta hospitalar. Todo o procedimento foi realizado no hospital que fica dentro da Cidade da Saúde e da Ciência de Turim, o maior polo sanitário da Europa.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade