O início da física experimental subatômica

"Em 1911, outro inglês, Ernest Rutherford, propõe o que nós chamamos de modelo atômico, baseando-se nos resultados de experimentos com radiação alfa e espalhamento da radiação em folhas finas de ouro. Sua teoria dizia que toda matéria seria formada por átomos, e estes são formados por núcleos massivos com carga positiva e elétrons negativos girando em torno do núcleo. Esta é a idéia de átomo que aprendemos na escola, com formato bastante parecido com a geometria do nosso sistema solar.

Hoje, contudo, sabemos que não é bem assim. Existem modelos atômicos que descrevem melhor o que observamos na natureza. Mas Rutherford foi o primeiro a considerar a existência de um núcleo no átomo e, por este motivo, é considerado o pai da física nuclear. Também é responsável pela descoberta do próton, que na época foi considerado uma partícula fundamental (o que, mais tarde, não foi confirmado). Ele ganhou o Nobel de química em 1908.

As descobertas do final do século 19 e início do século 20 são importantes, pois marcam o início da física subatômica, tanto o que hoje nós chamamos de física nuclear quanto a física de partículas. É, também, o início da física experimental subatômica, quando de fato são feitos experimentos para testar os modelos e as ideias". (Jun Takanashi)

foto: Getty Images

foto: Getty Images