A maior concentração de focas do planeta

Solly Boussidan, Direto da Antártida

Focas e circo são conceitos que geralmente andam lado a lado na imaginação popular. Enquanto a maioria das pessoas associa esses animais a malabarismos circenses com grandes bolas, poucos são aqueles que sabem realmente da existência de dezenas de espécies de focas, com hábitos e aparências tão diversas que algumas são consideradas focas falsas – a começar pela famosa foca de circo, que na realidade não é foca, mas sim um leão-marinho. Eis aqui um guia completo para você não trocar – com o perdão do trocadilho – gato por lebre, ou melhor, foca por lobo-marinho.

Todas as focas estão incluídas na superfamília dos pinípedes (mamíferos semiaquáticos que possuem nadadeiras ao invés de patas). Dentro desta grande superfamília existem três famílias distintas, a família das focas verdadeiras – Phocidae – incapazes de girar e se sentar sobre as nadadeiras traseiras, sendo obrigadas a rastejar para poderem se locomover em solo. Entre os membros desta família encontram-se a Foca de Weddell, o Elefante-Marinho, a Foca Barbuda, a Foca Comum, a Foca-Monge e a temida Foca-Leopardo.

As chamadas focas falsas ou focas com orelhas, Otariidae, tendem a ser mais vagamente similares a cães e ursos do que as focas verdadeiras, além de realizarem chamados vocais em terra firme que muitas vezes lembram latidos, ganidos ou rosnadas. Esta família é constituída pelas diversas espécies de lobos e leões-marinhos, em um total de 15 espécies.

A terceira família é constituída por uma única espécie não extinta – a morsa –, possuindo características mistas de ambas as focas verdadeiras e falsas. Os odobenidae não apresentam orelha externa e sua nadadeira traseira é similar à das focas verdadeiras. Já suas nadadeiras frontais são similares às dos otarídeos. As morsas apresentam longas presas externas que podem chegar a medir um metro, algo único entre as focas.

Das mais de 30 espécies de focas, apenas seis são encontradas na Antártida e nas ilhas subantárticas da América do Sul. Apesar do relativamente pequeno número de espécies, esta região apresenta a maior concentração de focas do planeta, com milhões delas espalhadas pelo continente.

Fotos

Foto: Solly Boussidan / Especial para o Terra