PUBLICIDADE

Índia se compromete a ir "além" do Acordo de Paris contra mudança climática

3 jun 2017 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia está disposta a ir "além " do que foi estipulado no Acordo de Paris na luta contra a mudança climática, afirmou neste sábado o primeiro-ministro desse país, Narendra Modi, após se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron.

A Índia "apoia o Acordo de Paris e trabalhará nesse campo inclusive além" desse histórico pacto que foi assinado por 195 países do mundo e que os Estados Unidos abandonarão após a decisão do presidente, Donald Trump.

Modi se reuniu com Macron no Palácio do Eliseu no marco da excursão europeia que também o levou à Espanha, Rússia e Alemanha.

Perante Macron, ofereceu uma declaração solene na qual pediu que as pessoas "façam o planeta grande de novo" (parafraseando o slogan eleitoral do presidente americano), e reconheceu que o Acordo de Paris "pode proteger as gerações vindouras e dar lugar a uma nova esperança".

O chefe do Governo indiano se mostrou entusiasta sobre a eleição de Macron como presidente, cuja vitória, disse "encorajou o mundo inteiro".

Precisamente, o francês disse hoje que viajará para a Índia antes do final de ano para participar na primeira Cúpula da Aliança Mundial Solar, que foi lançada durante a COP21 na qual foi aprovado o Acordo de Paris, em dezembro de 2015.

Após a reunião, Macron elogiou a firmeza de Modi na luta comum contra a mudança climática.

Na declaração conjunta, os dois líderes mostraram a vontade de reforçar a cooperação bilateral em energias renováveis, a indústria civil e militar, a luta contra o terrorismo e os intercâmbios culturais e educativos.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade