0

Família vai leiloar Nobel de descobridor da estrutura do DNA

27 fev 2013
17h17
atualizado às 17h22
  • separator
  • comentários

Em 1953, Francis Crick e James D. Watson publicaram um artigo na revista Nature que revolucionaria a ciência. Eles haviam descoberto a estrutura do DNA, a molécula nas células que determina as características genéticas dos seres vivos. Os dois e o colega Maurice Wilkins - cujo trabalho foi fundamental para a descoberta - levaram o Nobel em 1962 pelo feito. Agora, quase 60 anos depois da publicação, a família de Crick quer leiloar a medalha e o diploma que Francis ganhou da Fundação Nobel. As informações são do site da TV ABC.

O britânico Francis Crick com mulher e filha na Itália. A família pretende leiloar a medalha do Nobel que ele ganhou
O britânico Francis Crick com mulher e filha na Itália. A família pretende leiloar a medalha do Nobel que ele ganhou
Foto: Getty Images

A casa Heritage, que organiza a venda, afirma que conhece apenas um caso de leilão de medalha do Nobel nos últimos 70 anos, que foi arrematada no ano passado por US$ 43 mil na Suécia. Contudo, o estabelecimento espera um valor bem mais alto pela de Crick  - os lances devem começar com US$ 250 mil.

O preço talvez se explique pela incrível história da corrida pela descoberta da estrutura do DNA. Além disso, há muita controvérsia sobre a falta de crédito a Rosalind Franklin, pesquisadora parceira de Wilkins e que morreu em 1958, antes da entrega do prêmio.

Mas por que vender um Nobel? Segundo a casa de leilões, a família quer encaminhar parte do dinheiro para o Instituto Francis Crick, que deve abrir as portas em 2015 em Londres. O local terá como objetivo batalhar na pesquisa contra diversas doenças.

Além da medalha, serão leiloados o cheque de 85.739,88 coroas suecas que Crick ganhou pelo prêmio e um jaleco que usava no trabalho. O prêmio e o diploma são mantidos em um cofre na Califórnia desde a morte da viúva do físico em 2007 (Crick morreu em 2004). O leilão ocorre em 10 de abril em Nova York.

Foto: Wikimedia

Qual família ganhou mais vezes o prêmio?

Conheça os vencedores do Nobel

Quais são as universidades que mais ganharam o Nobel?

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade