PUBLICIDADE

Exploradores descobrem maior caverna inundada do mundo

17 jan 2018 - 12h50
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de mergulhadores encontrou uma ligação entre duas cavernas submarinas no leste do México, revelando o que se acredita ser a maior caverna inundada do planeta, em uma descoberta que pode ajudar a lançar nova luz sobre a antiga civilização maia.

Mergulhadores exploram caverna submarina perto de Tulum, no México
Mergulhadores exploram caverna submarina perto de Tulum, no México
Foto: Reuters

O Grande Aquífero Maia (GAM), um projeto dedicado ao estudo e à preservação de águas subterrâneas da península de Iucatã, informou que a caverna de 347 quilômetros foi identificada após meses de explorações de um labirinto de canais submarinos.

Próximo à praia de Tulum, o grupo descobriu que o sistema de cavernas conhecido como Sac Actun, no passado medido como tendo 263 quilômetros, se conectava com o sistema Dos Ojos, de 83 quilômetros, informou o GAM. Por esta razão, o Sac Actun agora absorve o Dos Ojos.

O diretor do GAM e arqueólogo submarino, Guillermo de Anda, disse que a "incrível" descoberta irá ajudar a entender o desenvolvimento da rica cultura da região, que era dominada pela civilização maia antes da conquista espanhola.

"Isto nos permite entender muito mais claramente como surgiram os rituais, os locais de peregrinação e fundamentalmente os grande assentamentos pré-hispânicos que conhecemos", disse à Reuters.

A península de Iucatã é repleta de monumentais relíquias do povo maia, cujas cidades passavam por cima de extensos canais de buracos ligados a águas subterrâneas, conhecidos como cenotes.

Alguns cenotes receberam significados religiosos especiais aos maias, cujos descendentes continuam a viver na região.

Veja também

Tubarões e arraias do mediterrâneo estão doentes, revela pesquisa:
Vídeo em 3D revela beleza de nebulosa de Órion:
Bichos-preguiça sofrem com a perda de habitat:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade