PUBLICIDADE

SpaceX fracassa na missão de recuperação de lançador

10 jan 2015 - 09h15
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira tentativa de recuperar uma parte de um foguete espacial fracassou neste sábado quando o primeiro estágio do Falcon 9 pousou na plataforma situada no Oceano Atlântico prevista para tal fim, informou Elon Musk, o presidente da SpaceX, a companhia responsável pela missão.

"O foguete não conseguiu pousar na plataforma, caiu na água", declarou Musk. "Não erramos por muito desta vez. É uma boa notícia para o futuro", acrescentou.

SpaceX havia antecipado que as possibilidades de êxito do pouso eram de 50%.

O foguete Falcon 9 decolou da base aérea de Cabo Cañaveral (Flórida) tal como estava previsto, 04H47 local (07H47 de Brasília).

Dragon se separou do segundo estágio nove minutos depois da decolagem e entrou em órbita com direção à ISS, à qual chegará na segunda-feira, por volta das 09H00 de Brasília, levando 2,2 toneladas de carga.

A verdadeira experiência da missão Dragon aconteceria minutos depois do lançamento, quando os motores do primeiro estágio do foguete deveriam ser religados três vezes para orientar este segmento do Falcon 9 a uma aterrissagem sobre uma plataforma flutuante no Atlântico, a 322 Km da costa da Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

Se funcionaria ou não, era uma incógnita. "Não tenho ideia", reconheceu Musk na rede social Reddit na segunda-feira passado, após ter avaliado que a experiência tinha uma chance de sucesso de 50%.

A SpaceX, que trabalha há dois anos no desenvolvimento de tecnologias que permitam recuperar o primeiro estágio de seus foguetes a fim de reduzir significativamente os custos dos lançamentos, já conseguiram pousar suavemente o Falcon em setembro de 2013 e duas vezes por ano.

Mas conseguir um pouso preciso sobre uma plataforma flutuante no oceano é "muito mais difícil", explicou a empresa através de um comunicado prévio.

A empresa SpaceX, sediada na Califórnia, é chefiada por Elon Musk, um empresário conhecido por ser o cofundador do site PayPal e por comandar a Tesla Motors.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade