PUBLICIDADE

Sonda espacial Rosseta lança módulo para 1º pouso em cometa

Aterrissagem do módulo Philae, que se separou da sonda às 7h03 desta quarta-feira, deve levar sete horas para ser concluída

12 nov 2014 - 07h57
Compartilhar
Exibir comentários
Sonda Rosetta e cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
Sonda Rosetta e cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
Foto: ESA MEDIALAB - C. CARREAU / AFP

O módulo Philae se separou da sonda espacial Rosetta, na manhã desta quarta-feira, e se prepara para ser a primeira nave a aterrissar sobre um cometa, informou a Agência Espacial Europeia. A conclusão da aterrissagem sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko deve levar sete horas.

O primeiro sinal do Philae deve ocorrer em duas horas, quando o módulo estabilizar a conexão com a Rosetta, já que as informações não podem ser enviadas diretamente para a Terra.

Esta é a primeira vez na história que uma espaçonave chega tão perto de um cometa. O objetivo da missão é estudar a composição do astro celeste

A ESA informou de seu centro de operações na cidade de Darmstadt, na Alemanha, que a separação do módulo Philae ocorreu às 7h03 (de Brasília).

A sonda Rosetta, lançada em 2004, tem como missão estudar pela primeira vez a superfície de um cometa, que os cientistas acreditam ser constituído de um material mais primitivo que o dos planetas. A expectativa é de que a missão esclareça alguns mistérios sobre a formação do universo.

Com informações da agência Efe

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade