Saturno pode ganhar mais uma lua; planeta já conta com 62

Nova lua pode estar sendo formada em um dos anéis do planeta e já foi chamada de "Peggy" pelos cientistas

16 abr 2014 - 10h48
<p>A mancha brilhante na borda inferior do anel é estimado em cerca de 750 km de comprimento e mostra onde Peggy estaria sendo formada</p>
Foto: Nasa / Divulgação

Novas imagens da Nasa sugerem que Saturno pode estar passando por um processo de formação de uma nova lua, que já foi nomeada de “Peggy” pelos cientistas. As informações são do The Independent.

O novo e pequeno satélite não foi visto diretamente, mas, em uma imagem captada pela Nasa, é possível perceber uma protuberância brilhante em um dos seus anéis mais externos, o que sugeriria que há realmente uma nova lua, além das 62 que o planeta já possui.

<p>Imagem de Saturno pela Nasa em 2004</p>
Imagem de Saturno pela Nasa em 2004
Foto: Getty Images

“Não é esperado que Peggy cresça mais e ela pode até estar se despedaçando", disse o astrônomo Carl Murray, principal autor de um estudo que descobriu a nova lua.

Os anéis de Saturno são compostos quase inteiramente de gelo, além de uma pequena quantidade de material rochoso.

Pesquisas mostram que o planeta tinha um sistema de anéis muito mais maciço, sendo capaz de formar satélites maiores. Com isso, "Peggy" provavelmente será pequeno, com cerca de 800 metros de diâmetro, muito menor, por exemplo, se comparada com a maior lua de Saturno, Titan, que tem mais de 5 mil quilômetros de diâmetro.

Fonte: Terra