PUBLICIDADE

Nave tripulada russa Soyuz MS-03 aterrissa com sucesso no Cazaquistão

2 jun 2017 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

A nave tripulada russa Soyuz MS-03 aterrissou nesta sexta-feira com sucesso na estação do Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.

A bordo da cápsula retornaram à Terra desde a Estação Especial Internacional o cosmonauta russo Oleg Novitsky e o astronauta francês da Agência Espacial Europeia (ESA) Thomas Pesquet.

O Soyuz MS-03 aterrissou às 14h10 GMT, a cerca de 140 quilômetros ao sudeste da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.

Novitsky e Pesquet cumpriram uma missão espacial de quase 200 dias a bordo da Estação Internacional, no qual ficaram o cosmonauta russo Fiódor Yurchijin e os astronautas americanos Peggy Whitson e Jack Fisher.

Pesquet irá do Cazaquistão diretamente ao centro de astronautas da ESA na Colônia, na Alemanha, enquanto o companheiro russo irá para os arredores de Moscou.

A próxima nave Soyuz, a MS-05, será lançada no dia 28 de julho da estação de Baikonur, no Cazaquistão, e levará à plataforma orbital o russo Serguei Riazanski, o americano Randolph Bresnik e o italiano Paolo Nespoli.

A Estação Internacional, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 países, atualmente é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade