PUBLICIDADE

Nasa localiza sonda perdida há 11 anos em Marte

Muitos cientistas consideraram que a nave tinha sido destruída após um impacto em alta velocidade

16 jan 2015 - 13h56
(atualizado às 14h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagens da Nasa mostram o local onde a Beagle2 pousou</p>
Imagens da Nasa mostram o local onde a Beagle2 pousou
Foto: BBC News Brasil

A sonda desaparecida Beagle2 foi encontrada na superfície de Marte, aparentemente intacta, 11 anos depois de seu desaparecimento.

Imagens de alta resolução tiradas de órbita do planeta vermelho identificaram o local de pouso e a aparente integridade da sonda.

A sonda britânica tentou fazer um pouso suave no planeta no dia de Natal de 2003, usando pára-quedas e airbags - mas nenhum contato de rádio foi feito depois disso.

Muitos cientistas consideraram que a nave tinha sido destruída após um impacto em alta velocidade.

As novas imagens, adquiridas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa, desmentem essa noção e sugerem o que realmente aconteceu com a missão europeia.

Barata

A Beagle incorporou uma série de "pétalas" destacáveis, onde foram montados os seus painéis solares. A partir das imagens, parece que este sistema não abriu totalmente.

"Sem abertura completa, não há como haver comunicação de rádio", explicou o professor Mark Sims, gerente da missão da Beagle na Universidade de Leicester.

O achado é de certa forma frustrante para equipes de cientistas e engenheiros por trás do projeto, que agora perceberão o quão perto chegaram do sucesso.

De fato, os dados do MRO confirmam que Beagle pousou a apenas 5 km do centro de sua zona de toque alvejada.

Com um orçamento total de perto de 50 milhões de libras (cerca de R$ 200 milhões), a Beagle2 continua a ser uma dos mais baratas missões interplanetárias já concebidas.

O último contato da Beagle foi uma foto preto e branco que mostra o afastamento da sonda do Mars Express (MEX), da Agência Espacial Europeia, seis dias antes do desembarque.

O MEX levou a Beagle até Marte.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade