PUBLICIDADE

Nasa encomenda missão tripulada à ISS à empresa privada SpaceX

21 nov 2015 - 00h24
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial Americana, a Nasa, encarregou nesta sexta-feira sua primeira missão tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS) à empresa privada SpaceX, que levará para o espaço um grupo de astronautas em 2017.

Uma cápsula Dragon da SpaceX, com capacidade para até sete pessoas, enviará pela primeira vez por encomenda da Nasa um grupo de astronautas e material à ISS em 2017, permanecerá ali durante sete meses e depois voltará à Terra.

A cápsula Dragon ainda está em fase de desenvolvimento, e o objetivo partilhado de SpaceX e Nasa é que se transforme em um sistema de transporte seguro, reutilizável e relativamente barato que a agência espacial possa contratar para suas missões.

Além de com a SpaceX, a Nasa mantém um acordo similar com o fabricante aeronáutico Boeing, ao qual também encarregou uma missão similar em maio e que está desenvolvendo a cápsula Starliner.

Atualmente, a Nasa não dispõe de veículos espaciais simples que lhe permitam levar em missões rotineiras os astronautas da Terra à ISS e se serve dos foguetes russos Soyuz, a um preço de US$ 80 milhões por cada astronauta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade