PUBLICIDADE

Nasa divulga imagens inéditas de dunas em Marte

6 jan 2016 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Nasa

A Nasa divulgou imagens inéditas das dunas de areia preta de Marte, mais especificamente da gigantesca formação batizada de Namib.

Com altura de quatro metros, a duna fica na região norte do monte Sharp, uma singular formação que fica ao centro de uma grande cratera marciana, onde o robô fez seu pouso em 2012. Apesar de ser a mais alta, a Namib não é a única duna do local, fazendo parte do complexo chamado de Bagnold.

Foto: Nasa

Com a presença do robô da Nasa foi possível constatar que o sistema de dunas funciona exatamente como ocorre com a Terra.

"Ativos", os pequenos grãos de areia voam para outras formações, e no caso da Namib, o acúmulo dessa mudança foi de um metro em um período de um ano terrestre.

Também foi possível perceber que as mudanças ocorrem mais durante o período do "verão" do que do "outono" no planeta vermelho. Essa é a primeira vez que uma duna é fotografada de maneira tão próxima, já que a Curiosity estava a apenas sete metros da formação natural.

A foto, tirada no dia 18 dezembro, foi tirada justamente para entender como o vento atua no planeta, em um ambiente com menos força da gravidade e com menos atmosfera do que a Terra.

Foto: Nasa
Fonte: Agência Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade