PUBLICIDADE

Missão europeia prepara aterrissagem de sonda em cometa

Espaçonave Rosetta alcançou o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em agosto

10 nov 2014 - 12h13
Compartilhar
Exibir comentários
<p>&Eacute; a primeira vez na hist&oacute;ria da explora&ccedil;&atilde;o espacial que se realiza esse tipo de manobra</p>
É a primeira vez na história da exploração espacial que se realiza esse tipo de manobra
Foto: ESA/Rosetta / Getty Images

Cientistas europeus farão nesta semana sua primeira tentativa de aterrissar uma sonda sobre a superfície de um cometa, o clímax de um projeto que já dura uma década e busca desvendar alguns dos segredos do universo.

A espaçonave Rosetta alcançou o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em agosto. Na terça-feira à noite, a equipe da Agência Espacial Europeia decidirá se vai aprovar o envio da sonda para pousar no cometa. 

Os cometas - corpos celestiais compostos de poeira, gelo e moléculas complexas - são os primórdios do nascimento de nosso sistema solar de 4,6 bilhões de anos. A missão da sonda é juntar amostras do cometa para analisar o desenvolvimento da Terra e de outros planetas. 

“É basicamente uma máquina do tempo que contém pistas da composição do sistema solar”, disse Fred Jansen, diretor da missão Rosetta.

Pela 1ª vez na história Sonda chega ao encontro de cometa :

A cápsula de pouso, chamada Philae, deve ser lançada na quarta-feira pela manhã (horário local) para descer à superfície do cometa, em uma manobra que deve durar sete horas. Durante esse tempo, a Philae enviará de volta informações sobre a poeira e sobre os gases que encontrar à medida que se aproxima do cometa. 

O tempo, o ângulo e a velocidade da cápsula são cruciais porque, quando estiver a caminho, não há nada que os cientistas possam fazer para mudar a trajetória.

Isso soma-se aos riscos de um pouso seguro, considerando que a superfície do cometa não é suave para uma aterrissagem, cheio de crateras, penhascos e entulhos do tamanho de casas. 

“Temos que ter um pouco de sorte”, disse o diretor de voo, Andrea Accomazzo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade