0

Japão irá lançar satélite espião para monitorar Coreia do Norte

23 jan 2013
06h46
atualizado às 06h48
  • separator
  • comentários

O Japão irá lançar um novo satélite espião no domingo para fortalecer suas capacidades de monitoramento em meio às preocupações de que a Coreia do Norte pode realizar mais testes nucleares e de mísseis.

Um foguete carregando um satélite equipado com um radar está programado para ser lançado de um centro espacial em Tanegashima, no sudoeste do país, informou a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.

A agência espacial disse que o satélite será usado para a coleta de informações, incluindo os dados posteriores ao terremoto e tsunami que atingiram o Japão em 2011, mas não mencionou a Coreia do Norte pelo nome.

O lançamento, previsto para domingo entre 13h e 15h locais (2h e 4h de Brasília), ocorre depois de Pyongyang ter rejeitado um diálogo sobre seu programa atômico após um reforço das sanções por parte da ONU pelo lançamento de um foguete.

O ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte respondeu com raiva à ação do Conselho de Segurança da ONU, dizendo que não haveria "nenhum diálogo para discutir desnuclearização" e dando a entender que um novo teste atômico poderia estar sendo planejado.

O Japão espera que o lançamento do satélite permita a conclusão de um sistema que começou a ser desenvolvido no início da década de 1990 como uma resposta aos temores sobre a Coreia do Norte.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade