PUBLICIDADE

Índia lança com sucesso foguete espacial de maior capacidade do país

5 jun 2017 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia lançou nesta segunda-feira, com sucesso, o maior foguete espacial e com maior capacidade construído até hoje pela indústria nacional, que colocará em órbita um satélite de alto rendimento de mais de 3 toneladas de peso, o que deixa o país pronto para continuar apostando no mercado de satélites.

O lançamento do GSLV Mark III, como o foguete foi batizado, aconteceu às 17h28 local (10h58, em Brasília) desde uma plataforma na base de Sriharikota, no sudeste do país, informou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, confirmou através da sua conta da rede social Twitter o lançamento "com sucesso" do foguete e elogiou a "dedicada equipe" do ISRO.

O veículo subirá até 175 quilômetros sobre a superfície terrestre, onde liberará o satélite de alto rendimento GSAT-19, que no apogeu da sua órbita alcançará uma distância de quase 36 mil quilômetros da Terra, detalhou o ISRO na sua página web.

O foguete, de 43 metros de comprimento e 650 toneladas de peso na sua fase inicial, é o maior construído no país asiático e foi desenhado para transportar até a Órbita de Transferência Geoestacionária cargas de mais de 4 toneladas, o dobro da capacidade dos seus antecessores.

O GSLV Mark III é o quinto veículo espacial desenhado pela agência espacial indiana desde que em 1975 iniciou um projeto para conseguir que o país tivesse meios próprios para lançar satélites à órbita terrestre.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade