PUBLICIDADE

Mundo

Foguete de Israel fracassa em tentativa de pouso suave na lua

Até hoje só três nações realizaram pousos "suaves" na superfície lunar: Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China.

11 abr 2019 - 18h25
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O foguete israelense Beresheet caiu na lua nesta quinta-feira e fracassou a tentativa de que ele fizesse um pouso "suave", como planejado, por problemas técnicas que esfacelaram as esperanças de um pouso controlado e histórico na superfície lunar.

Integrantes da equipe do foguete israelense Beresheet na sala de controle da missão em Yahud, em Israel
11/04/2019 Cortesia Space IL/Divulgação via REUTERS
Integrantes da equipe do foguete israelense Beresheet na sala de controle da missão em Yahud, em Israel 11/04/2019 Cortesia Space IL/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

O dispositivo de pouso robótico não tripulado sofreu falhas periódicas no motor e de comunicação durante cerca de 21 minutos da sequência de pouso, informou a equipe de apoio envolvida na missão.

O Beresheet, frase bíblica em hebreu que significa "no início", viajou pelo espaço durante sete semanas em uma série de órbitas crescentes ao redor da Terra antes de entrar na gravidade da lua na semana passada.

A manobra final na quarta-feira posicionou o foguete em uma órbita elíptica ao redor do satélite, entre 15 e 17 quilômetros da superfície em seu ponto mais próximo. Daí em diante, houve grande expectativa e uma conclusão frustrante.

 Até hoje só três nações realizaram pousos "suaves" na superfície lunar: Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade