PUBLICIDADE

Falha pode ter incapacitado sonda chinesa Yutu na Lua

27 jan 2014 - 12h17
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem mostra a sonda &quot;Coelho de Jade&quot;</p>
Imagem mostra a sonda "Coelho de Jade"
Foto: AP

A sonda chinesa Yutu ("Coelho de Jade") sofreu uma avaria que pode tê-la deixado incapacitada, informou a mídia estatal. Segundo a agência Xinhua afirmou no sábado, o problema ocorreu devido ao "complicado ambiente da superfície lunar".

O problema ocorreu antes da segunda "dormência" da sonda. A Yutu entra nessa "hibernação" durante a chamada noite lunar (que dura 14 dias da Terra), quando o equipamento para de receber luz solar e as temperaturas na superfície atingem -180°C.

Um relatório, também divulgado pela Xinhua, foi escrito em primeira pessoa, como se a sonda contasse o que aconteceu: "Apesar de eu ter ido para a cama nesta manhã, meus mestres descobriram algo anormal no meu sistema de controle. Meus mestres estão acordados a noite inteira para tentar achar uma solução. Eu ouvi que seus olhos parecem mais com meus olhos vermelhos de coelho", diz o texto. "De toda forma, estou ciente de que talvez eu não sobreviva a esta noite lunar."

Segundo a CNN, se o problema técnico impeça que hibernação funcione corretamente, a sonda pode não suportar a noite lunar. A sonda Yutu leva o nome de um mítico coelho que viveria na Lua. O equipamento pousou no satélite natural em dezembro, levado pela nave Chang'e-3 (referência à deusa que deixa Yutu ao seu lado) e fez da China o terceiro país a pousar com sucesso na superfície lunar.

"Antes de partir, eu estudei a história das sondas lunares. Cerca de metade das 130 tentativas terminaram em sucesso. (...) Esta é a exploração espacial; o perigo vem com a beleza. E eu sou apenas um pequeno ponto na vasta figura da aventura humana no espaço", diz o relatório. "Boa noite, Terra. Boa noite, humanidade", complementa o texto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade