PUBLICIDADE

Experimento para produzir cerveja é lançado à Estação Espacial

9 jan 2014 - 16h29
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foguete Antares foi lançado pouco depois das 16h (de Brasília) desta quinta, dia 9, levando a nave Cygnus com o experimento a bordo</p>
Foguete Antares foi lançado pouco depois das 16h (de Brasília) desta quinta, dia 9, levando a nave Cygnus com o experimento a bordo
Foto: Nasa / Reprodução

Um experimento para produzir cerveja no espaço, idealizado por um garoto de 11 anos, foi lançado nesta quinta-feira, dia 9, para a Estação Espacial Internacional (ISS). A ideia do americano Michal Bodzianowski, que passou no Programa Estudantil de Experimentos Espaciais, visa a testar o processo de fermentação em ambiente de microgravidade, a fim de criar alternativa para emergências longe da Terra. A nave Cygnus, com o experimento e outros suprimentos, se acoplará à estação neste domingo.

"Se toda a água da estação ficar contaminada, produzir cerveja a partir dessa água vai purificá-la, e o processo será relativamente mais barato do que purificá-la com tabletes especiais, que podem não durar muito tempo", diz o projeto.

O experimento foi um dos 23 selecionados pela Nasa entre quase 2 mil propostas enviadas para o Centro Nacional para a Educação Científica sobre a Terra e o Espaço. Assim, um tubo de ensaio de 15 centímetros, que separa lúpulo, malte de cevada, levedura e água, será manipulado por um astronauta no espaço, enquanto o garoto reproduzirá a experiência em laboratório na Terra. Esse é um caso único. Trata-se da primeira tentativa de produzir cerveja no espaço e a primeira vez em que a Nasa vai liberar oficialmente uma bebida alcoólica na estação. A política da agência espacial americana sobre entorpecentes é bem rígida, especialmente após denúncias de astronautas que teriam bebido antes de lançamentos, em 2007.

Festas de fim de ano

Há alguns dias, os tripulantes da ISS tiveram folgas para celebrar o Natal e a véspera de ano novo, mas, de acordo com a Nasa, sem qualquer tipo de entusiasmo etílico a bordo.

Só que a estação se constitui de um esforço colaborativo entre diferentes nações. A Expedição atual, de número 38, não é composta apenas por astronautas dos EUA. Além dos americanos Michael Hopkins e Richard Mastracchio, fazem parte da tripulação o japonês Koichi Wakata e os russos Oleg Kotov e Mikhail Tyurin. E a Roscosmos, a agência espacial russa, tende a ser mais flexível nesse quesito.

"A Nasa é completamente contrária ao álcool, por uma perspectiva de segurança. Muitos dos nossos parceiros internacionais gostariam de permitir algum álcool a bordo da ISS, mas os diretores da Nasa se mantêm contrários", afirma Vickie Kloeris, gerente do Laboratório de Comidas Espaciais da agência espacial americana.

Vinho na lua

Curiosamente, o primeiro registro de bebida alcoólica no espaço é do americano Buzz Aldrin, 83, o segundo homem a pisar na Lua. Em 20 de julho de 1969, antes de desembarcar da Eagle, Aldrin conduziu uma comunhão com um kit fornecido pela sua igreja, a Webster Presbyterian Church. "Eu gostaria de solicitar alguns momentos de silêncio", comunicou por rádio à Nasa, que decidiu não transmitir a cerimônia religiosa ao vivo. "E convidar cada uma das pessoas ouvindo para, onde e quem quer que sejam, parar por um momento e contemplar os eventos das últimas horas, e agradecer a sua maneira". Então, de um estojo plástico, retirou pão e vinho. Enquanto Neil Armstrong assistia, calado, Aldrin serviu-se da bebida, comeu e recitou um salmo do Evangelho de João. O episódio é relatado em sua autobiografia, Magnífica Desolação, que descreve seu descenso da Lua à depressão e a posterior luta contra o alcoolismo.

Conhaque na Mir

Do lado russo, a política sobre álcool a bordo é bem menos rígida. Em 2010, o cosmonauta Aleksandr Lazutkin, 56, revelou algumas curiosidades sobre a Mir, a estação espacial russa que funcionou entre 1986 e 2001. "Durante missões prolongadas, especialmente no início da Era Espacial, nós tínhamos bebidas alcoólicas nas provisões dos cosmonautas", disse, conforme a agência de notícias Interfax. Em pequenas doses, o conhaque era a bebida escolhida e, segundo Lazutkin, até indicada por médicos da Roscosmos para "neutralizar as tensões".

GHX Comunicação GHX Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade