PUBLICIDADE

Mundo

Europa e Japão lançam sua 1ª missão espacial a Mercúrio

Nome da nave é uma homenagem ao cientista italiano Giuseppe Bepi

19 out 2018 - 17h50
(atualizado às 18h21)
Compartilhar
Exibir comentários

As Agências Espacial Europeia (AEE) e a Japonesa de Exploração Aeroespacial (AJEA) realizam nesta sexta-feira (19) os últimos preparativos para o lançamento da sua primeira missão a Mercúrio. O foguete modelo Ariane 5 será lançado do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa, e colocará a nave BepiColombo em órbita. 

Em seguida, duas sondas - Bepi e Mio - darão início a uma jornada, com duração de sete anos, até o planeta mais próximo do sol. De acordo com a ESA, a missão está avaliada em aproximadamente US$1,5 bilhão e é considerada uma das mais desafiadoras da história, principalmente devido a radiação, a intensa atração gravitacional do Sol, além das altas temperaturas a ser enfrentadas.

As naves espaciais vão viajar juntas, sendo que um módulo de transferência transportará os dois orbitadores científicos - um da AEE e outro da AJEA - utilizando uma combinação de energia solar e propulsão elétrica, e nove sobrevoos de gravidade da Terra, Vênus e Mercúrio. Desta forma, a espaçonave conseguirá desacelerar o suficiente antes de chegar ao seu destino final em dezembro de 2025. 

A ideia dos cientistas é aprimorar os dados recolhidos pela sonda Messenger da Agência Espacial dos EUA (Nasa), que finalizou sua missão em 2015 após quatro anos na órbita de Mercúrio. Além disso, os pesquisadores querem obter mais informações sobre a formação do Sistema Solar. A nave foi batizada como BepiColombo em homenagem ao cientista italiano Giuseppe "Bepi" Colombo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade