PUBLICIDADE

Inédito: espaçonave chinesa pousa no lado oculto da Lua

Esta é a primeira vez que o lado mais distante da Lua recebe espaçonave

3 jan 2019 - 08h37
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma espaçonave chinesa realizou, nesta quinta-feira, o primeiro pouso da história no lado oculto da Lua. A Central Chinesa de Televisão afirmou que a exploradora lunar Chang' e 4 tocou o solo do satélite natural da Terra às 10:26, horário chinês.

O lado oculto da Lua está mais distante da Terra e é relativamente não explorado até os dias de hoje. O pouso pioneiro mostra a crescente ambição da China em se tornar uma potência espacial. Em 2013, Chang-e 3 foi a primeira espaçonave a pousar na Lua desde a Soviética Luna, em 1976.

Chang'e 4 é lançado ao espaço para a missão
Chang'e 4 é lançado ao espaço para a missão
Foto: REUTERS/Stringer/File Photo / Reuters

A missão Chang'e 4, que transporta um robô, inclui a realização de obervações rádio-astronômicas de baixa frequência para observações, sondando a estrutura e composição mineral do terreno. O foguete Long March 3B decolou Chang'e 4 para o espaço, em oito de dezembro de 2018, do Centro de Lançamento de Satélites Xichang, ao sul da China.

Em maio, um satélite de retransmissão foi lançado para fornecer suporte de telecomunicações entre Chang'e 4 e a Terra. A China planeja enviar a sonda Chang'e 5 para a Lua no próximo ano e fazê-la voltar para a Terra com amostras. Se a missão acontecer, de fato, será a primeira vez desde 1976 que isto será feito. / AP

Veja também:

Saiba como se programar financeiramente em 2019:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade