PUBLICIDADE

Concurso fotográfico celebrará a chegada da sonda Rosetta a destino

9 jul 2014 - 15h47
Compartilhar

Após a odisseia de uma década e mais de seis bilhões de quilômetros, a sonda Rosetta chegará ao seu destino, o encontro com um cometa, no próximo dia 6 de agosto.

Para celebrar os últimos dias de espera, a Agência Espacial Europeia (ESA) organiza um concurso fotográfico.

Lançado nesta quarta-feira, o concurso se intitula "Rosetta, nós já chegamos?", retomando uma expressão infantil que se usa frequentemente quando uma viagem se prolonga e que a impaciência de chegar ao destino aumenta.

Nesta quarta-feira, a sonda europeia ainda estava a mais de 22.000 km de seu objetivo, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Em 6 de agosto, ele se reaproximará a 100 km do cometa, um encontro espacial muito esperado, cuja confirmação será emitida pelo Centro de Operações da ESA em Darmstadt (Alemanha) por volta das 06h45 de Brasília (11H45, hora de Paris).

Em seguida, a Rosetta escoltará o cometa em seu curso a caminho do Sol, do qual ele passará mais perto em agosto de 2015.

Para participar do concurso, será preciso postar uma foto (um 'selfie' ou outro), com relação a temas da viagem e da missão científica, no site da ESA (esa.int/RosettaCompetition), na página do Facebook da Rosetta ou ainda no Instagram ou no Twitter (#RosettaAreWeThereYet).

O primeiro prêmio permitirá acompanhar a partir do Centro de Operações da ESA, em Darmstadt, o pouso do robô Philae no cometa. Esta próxima etapa, muito delicada, da missão Rosetta está prevista para 11 de novembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade