PUBLICIDADE

Com zoom máximo, Nasa registra explosão solar

20 mai 2014 - 12h35
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na foto é possivel ver como "laços" brilhantes que circundam uma região ativa do Sol se estendem e ora se tornarm mais suaves, ora mais fortes</p>
Na foto é possivel ver como "laços" brilhantes que circundam uma região ativa do Sol se estendem e ora se tornarm mais suaves, ora mais fortes
Foto: NASA / Instagram

O Observatório das Dinâmicas Solares da Nasa (Solar Dynamics Observatory) usou o maior zoom possível para captar o momento exato de uma explosão solar. A imagem foi divulgada no perfil da Nasa no Instagram.

O grupo estuda como a atividade solar é criada e como o clima espacial é originado a partir dela. Medidas do interior do sol, o seu campo magnético, o plasma quente da coroa solar e a irradiação que cria as ionosferas (camada da atmosfera terrestre que contém cargas elétricas) dos planetas costumam ser os principais dados obtidos pela equipe nessa investigação. 

Na imagem, é possivel ver como "laços" brilhantes que circundam uma região ativa do sol se estendem, ora se tornando mais suaves, ora mais fortes.

Essas estruturas estão associadas a linhas do campo magnético que a regiões da superfície solar. Os chamados laços coronais podem durar dias e até semanas, além de mudarem muito rapidamente.

Com informações da Nasa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade