PUBLICIDADE

Agência espacial quer criar base lunar com impressoras 3D

5 fev 2013 - 14h00
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O transporte dos materiais necessários para a construção de uma base lunar - um dos maiores obstáculos nessa empreitada espacial - pode ser facilitado com uma solução inovadora: a fabricação de aparatos técnicos na própria Lua com impressoras 3D. A solução, proposta pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), inclui o uso de robôs capazes de aproveitar os materiais locais. A possibilidade já está sendo testada.

Base lunar poderia ser construída com impressoras 3D e uso de material local
Base lunar poderia ser construída com impressoras 3D e uso de material local
Foto: ESA / Divulgação

Infográfico: Como funciona uma impressora 3D? Veja passo a passo e conheça modelos

"A tecnologia de impressão 3D terrestre já produziu estruturas inteiras", afirmou o coordenador do projeto, Laurent Pambaguian. "Nossa equipe industrial investiga se algo semelhante poderia ser aplicado em solo lunar."

A ESA nutre há algum tempo o desejo de construir uma base lunar, porém o plano tem esbarrado nos elevados custos do transporte dos materiais necessários à construção. A ideia de levar impressoras 3D, possivelmente controladas por robôs, reduziria a logística terráquea e aumentaria o aproveitamento dos recursos encontrados na Lua. As estruturas da base seriam impressas regolito, um fragmento de pedra que cobre a superfície da lua.

A agência europeia contará com a parceria da Foster + Partners, ateliê do renomado arquiteto britânico Norman Foster, nesse projeto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade