PUBLICIDADE

Erwin Schrödinger, vencedor do Nobel de Física, nasceu há 126 anos

Erwin Schrödinger ficou conhecido pelo experimento do Gato de Schrödinger

12 ago 2013 - 07h11
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Erwin Schrödinger recebeu um busto como homenagem na Universidade de Viena
Erwin Schrödinger recebeu um busto como homenagem na Universidade de Viena
Foto: Wikimedia

Erwin Schrödinger (1887 - 1961) legou à posteridade as bases científicas do estudo da mecânica ondulatória, fundamental para a compreensão do comportamento de partículas subatômicas e da luz. Sua contribuição à area inclui a formulação de diversos princípios no campo da teoria quântica. Porém, muitos o conhecem principalmente pelo experimento mental do Gato de Schrödinger: um paradoxo no qual, em uma experiência imaginária, o animal está vivo e morto ao mesmo tempo - o que ilustra um complexo problema da mecânica quântica. Uma de suas principais realizações, a Equação de Schrödinger, contribuiu profundamente para o entendimento da teoria da mecânica quântica. O físico austríaco recebeu um prêmio Nobel em 1933.

Qual família ganhou mais vezes o prêmio Nobel?

Conheça os vencedores do Nobel

Quais são as universidades que mais ganharam o Nobel?

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger nasceu em Viena, na Áustria, filho de uma família bávara. Sua vasta área de interesses ia desde a predileção por disciplinas científicas até a apreciação pela gramática antiga da poesia germânica. Dono de um talento intelectual considerado excepcional, aprendeu da história da pintura na Itália às então mais recentes teorias da física.

Schrödinger foi um combatente durante a Primeira Guerra Mundial. Ele serviu como oficial de artilharia em Stuttgart, Breslau e Zurique a partir de 1920. Zurique, na Suíça, representaria ainda um importante período produtivo para o físico. Foi lá que ele formulou a Equação de Schrödinger, em 1926, que explicava como o estado quântico de um sistema físico muda ao longo do tempo.

Outra contribuição do físico foi o famoso Gato de Schrödinger - representado por uma ideia original que ilustra um problema da física quântica. O experimento hipotético, explicado em 1935, consiste na seguinte ideia: um gato está em uma caixa com uma fonte de gás venenoso que seria ativado (ou não) pela movimentação de um elétron em uma ou outra direção. Devido à incerteza sobre o comportamento da partícula, há um momento em que o observador, sem olhar a caixa, não tem certeza se o gato está vivo ou morto. Abrir a caixa, porém, definiria o destino do gato. A mecânica quântica sugere que, após certo tempo, o gato está simultaneamente vivo e morto

Em 1933, Schrödinger dividiu com Paul Adrien Maurice Dirac o prêmio Nobel de Física. "Através do estudo das propriedades ondulatórias da matéria, você conseguiu estabelecer um novo sistema da mecânica que também explica a movimentação dentro dos átomos e moléculas", ouviu o austríaco ao receber o prêmio, quando foi destacada "a solução de diversos problemas na física atômica. Schrödinger morreu em 1961, vítima de tuberculose.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/ciencia/batalha-cientistas/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/ciencia/batalha-cientistas/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade