PUBLICIDADE

Mundo

Egito descobre múmias perto das Grandes Pirâmides

O local foi descoberto originalmente em abril deste ano, contendo 35 múmias, além de um sarcófago de pedra.

14 jul 2018 - 15h10
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Arqueólogos egípcios revelaram neste sábado os detalhes de um centro ancestral de sepultamento e preparação de múmias que foi descoberto a 30 metros abaixo do solo, perto da necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo.

Egito descobre sítio arqueológico com múmias perto das Grandes Pirâmides
Egito descobre sítio arqueológico com múmias perto das Grandes Pirâmides
Foto: Mohamed Abd El Ghany / Reuters

Os arqueólogos esperam que o centro de mumificação forneça novos vislumbres sobre a composição química dos óleos usado pelos ancestrais egípcios para mumificar seus mortos.

Acredita-se que o centro de sepultamentos, que tem mais de 2 mil anos, remonte ao período Saíta-Persa, aproximadamente entre 664-404 antes de Cristo. O local foi descoberto originalmente em abril deste ano, contendo 35 múmias, além de um sarcófago de pedra.

"O que esta descoberta acrescentará são duas coisas muito importantes: a primeira é o tipo de óleos usados (na mumificação) e sua composição química. Então nós poderemos identificar exatamente os tipos de óleo usados", disse Ramadan Badry Hussein, chefe da missão egípcia-alemã que descobriu o local.

Centenas de pequenas estátuas de pedra, jarras e recipientes usados no processo de mumificação foram encontrados dentro das câmaras de sepultamento.

O artefato mais significativo foi uma máscara de prata adornada, a segunda do tipo já descoberta, segundo o ministro das Antiguidades, Khaled al-Anany.

"Este objeto é muito raro, ter uma máscara de prata adornada com ouro, como Ramandan mencionou agora, temos apenas duas deste tipo, então é uma descoberta muito boa", disse al-Anany à Reuters.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade