PUBLICIDADE

Eclipse solar: onde e quando será visto fenômeno do dia 4 de dezembro

Único lugar onde eclipse solar total poderá ser observado é Antártica; em outros, só parcialmente; Brasil não está na lista de países de onde será possível acompanhar fenômeno.

2 dez 2021 - 18h41
(atualizado em 10/12/2021 às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Eclipse solar total só poderá ser observado da Antártica
Eclipse solar total só poderá ser observado da Antártica
Foto: NASA / BBC News Brasil

Alguns habitantes do Hemisfério Sul vão ter a oportunidade de observar um eclipse solar total ou parcial no próximo sábado (4/12), segundo a Nasa, a agência espacial americana.

Infelizmente, o Brasil está de fora da lista de países de onde será possível acompanhar o fenômeno.

Mas, se o tempo permitir, os amantes da astronomia vão poder assistir ao vivo ao eclipse solar total visto da Antártica no canal da Nasa no YouTube e no site da agência (nasa.gov/live).

A transmissão começa às 3h30 (horário de Brasília), coincidindo com o início do eclipse solar total. O fenômeno chega a seu ápice às 4h44 e termina às 5h37.

Durante um eclipse solar total, o Sol, a Lua e a Terra se alinham de forma que o Sol é bloqueado quando visto de dentro da sombra da Lua na Terra.

O único lugar onde o fenômeno poderá ser visto em sua totalidade é na Antártica.

Em outro locais, observadores serão capazes de acompanhar um eclipse solar parcial, quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. Mas para vê-lo é preciso estar em algumas áreas da ilha de Santa Helena, Namíbia, Lesoto, África do Sul, Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, Ilhas Crozet, Ilhas Malvinas, Chile, Nova Zelândia e Austrália.

Em muitos desses lugares, o eclipse ocorrerá antes, durante e depois do nascer ou pôr do sol. Isso significa que os observadores precisam ter uma visão clara do horizonte durante o nascer ou o pôr do sol para ver o eclipse.

Durante o eclipse solar parcial, o Sol parecerá ter uma sombra escura em apenas parte de sua superfície.

Como explica a Nasa, um eclipse solar ocorre quando a Lua está localizada entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra na Terra e bloqueando total ou parcialmente a luz do Sol em algumas áreas.

"Para que ocorra um eclipse solar total, o Sol, a Lua e a Terra devem estar alinhados. Os habitantes da área localizada no centro da sombra da Lua, quando ela atingir a Terra, verão um eclipse total. O céu ficará muito escuro, como se fosse amanhecer ou anoitecer. Se o tempo permitir, as pessoas no caminho de um eclipse solar total podem ver a coroa do Sol, ou sua atmosfera externa, que normalmente fica obscurecida pelo lado brilhante da estrela", informa a agência em seu site.

Como observar com segurança um eclipse solar total ou parcial

A Nasa alerta que "nunca é seguro diretamente para o Sol, mesmo se o Sol estiver total ou parcialmente obscurecido".

"Ao observar um eclipse solar parcial, você deve usar óculos solares ou óculos de eclipse durante todo o eclipse se quiser ver o Sol de frente. Óculos solares ou de eclipse NÃO são vidros comuns; óculos de sol comuns não são seguros para ver o Sol", diz a agência.

"Se você estiver no caminho de um eclipse solar total, poderá remover seus óculos solares ou de eclipse somente quando a Lua estiver bloqueando completamente o Sol".

"Se você não tem óculos de sol ou óculos de eclipse, pode usar um método alternativo de visão indireta, como um projetor pinhole. Os projetores pinhole não devem ser usados para olhar diretamente para o Sol, mas sim para projetar a luz do sol em uma superfície", conclui a agência.

Quem quiser se arriscar a criar um projetor pinhole, pode seguir o passo a passo em vídeo.

Sabia que a BBC News Brasil está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade