PUBLICIDADE

Medo! Veja locais que mostram mudanças climáticas na Terra

No Dia do Meio Ambiente, o Terra selecionou locais pelo mundo que sofrem com o aquecimento global; confira

5 jun 2015 - 07h27
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra geleira no Alaska em 1882 e 2005
Imagem mostra geleira no Alaska em 1882 e 2005
Foto: NASA / Divulgação

Cada vez mais somos bombardeados com notícias, livros e até propagandas alertando para o aquecimento global e as influências dele sobre o meio-ambiente. Derretimento de geleiras, falta de água em locais que antes tinham o recurso em abundância e grandes queimadas constantemente são vistas em diversas partes do mundo.

Um dos grandes problemas enfrentados no Brasil atualmente é a seca e escassez de água em algumas regiões. O sistema Cantareira, que abastece cerca de 6 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, teve uma queda brusca no nível, chegando a utilizar a segunda cota do volume morto (água que tem que ser bombeada por estar abaixo das comportas da represa) e segue enfrentando grave crise.

Siga Terra Notícias no Twitter

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) fez um levantamento com imagens que mostram as alterações climáticas em alguns locais do planeta. Entre derretimento de geleiras, e grandes desmatamentos, confira o antes e depois de alguns locais.

Sistema Cantareira

Principal sistema de abastecimento de água no Estado de São Paulo, o Cantareira enfrenta grave crise hídrica. As imagens mostram a diferença na quantidade de água na região de Bragança Paulista entre maio de 2007 e maio de 2015.

Geleira no Peru

A Qori Kalis fica no Peru e é a maior calota de gelo tropical do mundo, ficando a 5.691 metros de altitude, na região dos Andes. As imagens acima mostram a geleira em julho de 1978 e julho de 2011.

Islândia

A imagem mostra a Mýrdalsjökull, a quarta maior geleira da Islândia, que cobre o vulcão Katla, na ponta sul do país. Assim como as maiorias das geleiras no local, a Mýrdalsjökullvem encolhendo desde 1990 e chega a recuar, em média, 50 metros por ano. As imagens são de setembro de 1986 e março de 2014.

Geleira Yosemite

Geleiras são sensíveis às condições ambientais e importantes indicadoras das mudanças climáticas. O Parque Nacional Yosemite, nos Estados Unidos viu suas geleiras recuar bastante nos últimos anos. As imagens são de setembro de 2009 e setembro de 2014.

Seca Arizona

A seca e as grandes retiradas de água causaram uma queda drástica no nível do Lago Powell, que se estende do Arizona até o sul de Utah, nos Estados Unidos. As imagens mostram a diferença do local entre março de 1999 e março de 2014, quando o lago possuía 42% de sua capacidade.

Inundações Camboja

Em outubro de 2013, o tufão Nari causou fortes chuvas e inundações  dos rios Mekonge e Tonle Sap, no Camboja. Mais de 500 mil pessoas foram afetadas. A imagem mostra a capital do país em maio e outubro de 2013.

Lago Novo México

O lago Elephant Butte Reservoir, no Novo México, Estados Unidos, atingiu, em 2013, o menor nível nos últimos 41 anos, chegando a 3% de sua capacidade. O local fornece água para 364 quilômetros quadrados de terra e quase metade da população de El Paso, no Texas. As imagens mostram o local em junho de 1994 e julho de 2013.

Desmatamento em Rondônia

Um dos principais problemas ambientais do Brasil é o grande desmatamento da floresta Amazônica. Crescimento populacional, chegada de indústrias e queimadas para a formação de pastagens agrícolas são os principais fatores que contribuem para o desmatamento. A imagem acima mostra a diferença da região entre junho de 1975 e agosto de 2009.

Desmatamento no Quênia

O Monte Quênia é um dos locais com mais recursos naturais no país africano. Contudo, o intenso crescimento populacional na região, que aumentou mais de dez vezes nos últimos 40 anos, colocou o local em estado crítico. As imagens mostram as diferenças entre 1963 e 2015.

Geleiras Alaska

Um dos locais que mais sofrem com o aquecimento global é o Alaska. A imagem acima mostra a diferença da geleira Muir em 1882 e 2005.

Derretimento no Alaska

Mais uma imagem que mostra como as geleiras recuaram no Alaska. As fotos são da geleira Northwestern em 1940 e 2005. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade