PUBLICIDADE

Coronavírus: Reino Unido inicia testes de tratamento com plasma de recuperados de covid-19

Dois estudos no Reino Unido estão verificando se a transfusão de material sanguíneo com anticorpos contra o vírus pode conferir uma dose instantânea de imunidade a quem está doente.

4 jul 2020 - 19h48
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoa doando sangue
Pessoa doando sangue
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O plasma sanguíneo de pacientes que se recuperaram da covid-19 está sendo testado no Reino Unido como um tratamento potencial para aqueles que ainda sofrem da doença causada pelo novo coronavírus.

Espera-se que a transfusão do plasma com anticorpos contra o coronavírus possa ajudar os sistemas imunológicos daqueles em dificuldades.

Ann Kitchen foi a primeira pessoa a receber o tratamento no país. Ela estava sendo tratada na unidade de terapia intensiva do Hospital St. Thomas, em Londres, quando os pesquisadores pediram que ela participasse do teste de plasma sanguíneo.

"Eu apenas senti que era a coisa certa a fazer. Alguém tem de ser o primeiro. Se isso vai ajudar outras pessoas, apenas senti que era o certo."

Desde então, cerca de 200 outras pessoas já concordaram em participar dos testes. Cerca da metade recebeu o plasma.

Dose instantânea de imunidade

Dois estudos no Reino Unido estão testando se o plasma é ou não eficaz
Dois estudos no Reino Unido estão testando se o plasma é ou não eficaz
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Antes da pandemia, não havia um programa nacional específico de doação de plasma. Agora, mais de 90 mil pessoas se ofereceram para doar seu plasma na Inglaterra. O material pode ficar congelado por três anos.

Até agora, já foi coletado o suficiente para tratar mil pessoas. Os pesquisadores desejam obter o máximo possível agora, especialmente para o no caso de uma possível segunda onda de infecções.

A ideia por trás deste tratamento é simples. Uma maneira de o sistema imunológico combater infecções é através da produção de anticorpos. Portanto, em teoria, dar esses anticorpos a alguém que está doente pode conferir a esta pessoa uma dose instantânea de imunidade.

Dois estudos no Reino Unido estão testando se isso é verdade. Gail Miflin, diretor médico do departamento de sangue e transplante do sistema de saúde pública do Reino Unido, o NHS, diz que saberemos ainda este ano se o plasma é ou não eficaz.

"No momento, não sabemos. Esperamos que isso faça uma enorme diferença e ajude as pessoas a se recuperarem e a saírem do hospital mais rapidamente."

'Só sei que comecei a me sentir melhor'

'Eu apenas senti que era a coisa certa a fazer', diz Ann Kitchen, a primeira pessoa a receber o tratamento no país
'Eu apenas senti que era a coisa certa a fazer', diz Ann Kitchen, a primeira pessoa a receber o tratamento no país
Foto: BBC News Brasil

Ann está otimista. "Tudo o que sei é que, poucos dias depois de receber esse plasma, comecei a me sentir muito melhor. Então, espero que seja comprovado que funciona."

Ela está se recuperando em casa há várias semanas e acha que está começando a entender o quanto estava doente.

Seus sete filhos e filhas disseram que estavam assustados, porque ela ficou "muito mal". Agora, há dias em que ela se sente bastante cansada, mas diz que, na maior parte do tempo, se sente "fantástica".

Ann diz ser incrivelmente grata aos doadores do plasma que recebeu. "Fico feliz por haver pessoas por aí que estão dispostas a dar uma chance às outras pessoas."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade